domingo, 26 de setembro de 2010

RISOTO- dicas

Para a simpática e graciosa REBECA (Salvador)

O Risotto durante algum tempo foi apenas um acompanhamento, mas hoje com os diversos ingredientes utilizados em seu processo é definitivamente um prato unico que não precisa nada para acompanhar.


Existem dois tipos de arroz para o preparo do risoto:
o Carnaroli e o arbório
O Arborio do Piemonte é o mais difundido

Metodo Básico de Preparo de Risoto:
Escolha a panela certa: fundo grosso e duplo, grande o suficiente para termos uma quantidade igual de arroz por ela toda e para uma absorsão de caldo uniforme.

1. Cubra seu arroz arborio com manteiga.
Nesse passo é a hora de refogar a cebola e o alho rapidamente.
2. Use um caldo quente.
Nesse passo voce precisa ter um caldo que combine com os ingredientes que irão compor o seu risoto.
3. Coloque o caldo devagar e em etapas.
É nesta hora que podemos controlar o ponto do risoto, colocando a quantidade exata de caldo para deixá-lo no ponto exato. Antes do caldo, pode-se colocar o vinho branco(seco) e deixa-lo evaporar.
4. Mexa sempre pois assim é que o amido vai engrossando até atingir o ponto perfeito. Não há nenhum problema mexer, pois é assim que se faz.
5. Perceba os sinais de que esta no ponto.
Como o arroz absorve o caldo e fica cremoso, esperado que ele cozinhe de fora para dentro, assim você perceberá que sua cor vai ficando transparente nas bordas do grão de arroz com o seu núcleo branco. Assim que ele ficar totalmente transparente já está no ponto.
“AL DENTE” que significa ter uma leve pressão nos dentes quando se mastiga.
Segredo escondido no metodo:
É importante esta etapa que consiste em dar cremosidade maxima e um brilho superior à seu risotto. Assim que o risotto estiver quase pronto tire do fogo e adicione cubos de manteiga, gelada, mexendo bastante até que derreta toda. Isso dá um sabor extraordinário ao prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário