sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

RECEITAS - BATE PAPO COM SABOR DO DIA 25/01

CONFORME PROMETIDO, RECEITAS DAS TAPAS SERVIDAS NO BATE PAPO COM SABOR/MEET B.A.R- 25/01/11.

ESPETINHO DE ATUM COM ALECRIM
INGREDIENTES: 1/2 kg de filé de atum;10 ramos de alecrim de 20 cm cada um; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 3 colheres (sopa) de azeite de oliva; sal a gosto
MODO DE PREPARO:
Lave o atum e seque-o com papel toalha. Corte-o em cubos de 5cm e coloque-os nos ramos de alecrim, formando espetinhos. Reserve. Misture em uma tigela, o sal, suco de limão e o azeite de oliva. Pincele o atum com a metade dessa mistura. Coloque os espetinhos em uma grelha e deixe por 10 minutos, ou até os pedaços do peixe ficarem firme. Vire os espetinhos com cuidado, pincele com o tempero restante e deixe por mais 10 minutos. Servir acompanhado de molho shoyo.
ALCACHOFRA RECHEADA COM FRANGO
INGREDIENTES: 1kg de peito de frango; 1 xícara (chá) de creme de leite; 1 xícara (chá) de maionese; 1 dente de alho picado; 4 colheres (sopa) de azeite; 25 unidades de fundo de alcachofra em conserva; 250g de palmito cortado em tiras meia xícara (chá) de vinho branco; 1 acelga japonesa cortada em tiras finas; Sal a gosto
Sementes de gergelim para salpicar; Água para cozimento
MODO DE PREPARO:
Leve o peito de frango ao fogo para cozinhar em água, sal e vinho. Deixe esfriar, escorra a água e desfie o frango. Reserve. Em um recipiente, misture a maionese, o creme de leite, o alho o azeite, o palmito e o frango reservado até obter um creme. Reserve. Disponha em uma saladeira a acelga e recheie os fundos de alcachofra com o creme reservado. Salpique o gergelim.

PAPELOTE DE CAMARÃO COM TRIFOLATO DE COGUMELOS
INGREDIENTES: Camarão G limpo: 1kg Alho picado: 30gr Azeite Carbonell: 100ml Suco de 02 limões Páprica picante: 01 pitada Sal Conhaque: 200ml Pimentão vermelho em tiras: 01 Pimentão amarelo em tiras: 01 Cebola em rodelas finas: 2 grandes Shitake: 01 embalagem Shimeji: 01 embalagem Paris: 01 embalagem Salsa: 10 ramos picados Cebolinha: 10 tiras picadas Tomilho: 08 ramos(so as folhas) Papel celofane culinário
MODO DE PREPARO:
Limpe e seque bem o camarão. Tempere com o sal, a páprica e o limão. Reserve por 3 minutos. Em uma panela aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente os pimentões e doure até murchar. Acrescente os cogumelos picados. Seque o camarão em papel toalha e acrescente. Acrescente o conhaque e flambe. Acrescente as ervas picadas e refogue. Corrija o tempero. Coloque o camarão no centro do papel manteiga. Embrulhe como bala. Mantenha quente.

FIGO RECHEADO COM CREME DE QUEIJO E PARMA
INGREDIENTES: 15 figos naturais (maduros) Presunto parma: 70gr CREME DE QUEIJO Queijo provolone ralado: 80gr Queijo mussarela ralado: 80gr Ricota ralada: 80gr Requeijão cremoso: 80gr Tomilho: Salsa:
MODO DE PREPARO: Misture todos os ingredientes formando uma creme homogêneo e frime. Parta o figo ao meio na horizontal. Retire um pouco do miolo. Recheie com o creme. Por cima coloque o parma.

VOL-AU-VANT DE BACALHAU GRELHADO
Massa folhada:
MODO DE PREPARO: Montar os vol-au-vant de 3,5cm de diâmetro com 2,5 de altura
Você poderá comprar os vol-au-vat prontos(congelados)
BACALHAU:
INGREDIENTES: Bacalhau dessalgado e em lascas: 2,0 kg Cebola picada: 03 Alho picado: 04 dentes Pimentão vermelho picado: 02 Azeite: Azeitonas pretas sem caroço picadas: 300gr Salsa: Sal Pimenta do reino:
MODO DE PREPARO: Em azeite, dourar a cebola e o alho. Acrescentar o pimentão e deixar até ficar macio. Acrescente as azeitonas. Tempere com sal, pimenta do reino e polvilhe a salsa. Reserve. Grelhe, em azeite o bacalhau. Junte a mistura reservada. Sirva dentro do vol-au-vant.

BRUSCHETA ITALIANA COM PEPERONI
INGREDIENTES: Pão ciabata ou italiano (baguete): 15 Peperoni em ftias finas: 500gr Tomates sem sementes e picados: 2,0kg Cebola picada: 06 Dente de alho picado: 06 Manjericão: 01 maço Orégano seco: Sal Pimenta-do-reino moída Mussarela fresca fatiada: 600gr A bruscheta deverá ser formatada em tamanho pequeno (4cm)
MODO DE PREPARO: Cortar o pão. Selar com azeite, levando ao forno. Misturar a cebola, o alho, o tomate, o manjericão, o orégano. Temperar com o sal e a pimenta. Colocar esta mistura sobre as fatias de pão. Acrescentar a mussarela e levar ao forno.

BOMBOM SUINO COM GOUDA E GELEIA DE PIMENTA
BOMBOM SUINO:
INGREDIENTES: Lombo ou picanha suína: 3,5 KG Limão: 04 Vinho branco seco: 400ML Sal: Pimenta do reino; Salvia; Alecrim; Queijo gouda defumado: 500gr
MODO DE PREPARO: Corte a carne em medalhões de 3cm. Faça um marinado com o limão, salvia, vinho, sal, pimenta do reino e alecrim. Coloque os medalhões para marinar por 2 horas. Leve os medalhões para assar até dourar. Sobre o bombom, coloque uma fatia de queijo gouda e sobre esta a geléia de pimenta.
GELEIA DE PIMENTA:
02 abacaxi picado 12 colheres sopa de açúcar 02 pau de canela pequeno 12 cravos 08 pimentas médias dedo de moça sendo 03 com semente e 05 sem semente.
MODO DE PREPARO: Bata os pedaços de abacaxi no liquidificador. Leve ao fogo e acrescente o açúcar, os cravos e a canela. Deixe chegar ao ponto de geléia mexendo pouco. Junte as pimentas picadas em rodelas finas e deixe no fogo por 5 minutos. Sirva em temperatura ambiente. Conserve em geladeira. Servir o molho a parte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário