sábado, 5 de março de 2011

RECEITAS PARA SEMANA SANTA





















Na quaresma os peixes e frutos do mar sempre estão em evidência e são os ingredientes principais em varios e saborosos pratos, substituindo as carnes vermelhas.
Os frutos do mar podem ser consumidos a vontade por possuirem baixa caloria além de várias vitaminas.
Para aqueles que preferem confeccionar suas proprias refeições, almoços e jantares, algumas receitas bem saborosas.
Para aqueles que querem mais comodidade consultar o PERSONAL COOK.
CONTATOS: (31) 8879-2181 e (31) 9648-2188.

ARROZ DE BACALHAU

INGREDIENTES: 1/2 cebola picada, 1 dente de alho picado, 1/2 xícara (chá) de azeite Carbonell, 250 g de arroz parboilizado, 750 ml de água do cozimento do bacalhau, sal e pimenta-do-reino a gosto, 400 g de bacalhau cozido e desfiado, 150 g de azeitonas verdes em rodelas, 100 g de ervilhas, 100 g de tomate seco picado, 1/2 pimentão de cada (vermelho e amarelo) sem pele em cubinhos, 1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada, 1/4 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picada, 150 g de batata palha, 3 ovos cozidos e picados, 500 g de brócolis passados na água quente e refogados no alho

MODO DE PREPARO: Numa panela coloque a cebola picada, 1 dente de alho picado e a xicara (chá) de azeite e leve ao fogo médio até dourar. Adicione 250 g de arroz parboilizado, 750 ml de água do cozimento do bacalhau, sal e pimenta-do-reino a gosto e cozinhe por +/- 20 minutos. Acrescente 400 g bacalhau cozido e desfiado, 150 g de azeitonas verdes em rodelas, 100 g de ervilhas, 100 g de tomate seco picado, o pimentão de cada (vermelho e amarelo) sem pele em cubinhos e 1/2 pimenta dedo de moça sem sementes picada e continue cozinhando por mais 5 minutos. Junte a xícara (chá) de salsinha e cebolinha picada e misture bem.

Numa travessa coloque o arroz de bacalhau, 150 g de batata palha e misture. Regue com azeite, salpique 3 ovos cozidos e picados e contorne a travessa com 500 g de brócolis passados na água quente e refogados no alho e óleo. Sirva em seguida.

ARROZ DE COCO COM FRUTOS DO MAR

INGREDIENTES: 1 unidade(s) de cebola ,1 unidade(s) de pimenta verde, 1 unidade(s) de tomate, 2 xícara(s) (chá) de leite de coco, 1/2 colher(es) (chá) de sal, 1 xícara(s) (chá) de Arroz, 250 gr de camarão rosa sem casca(s), 1 xícara(s (chá) de água, 250 gr de pescada branca em filés

MODO DE PREPARO

Corte a cebola, a pimenta e o tomate ao meio. Coloque a metade de cada um deles em um processador e bata até ficar bem moído. Fatie bem fino as metades restantes.
Em uma panela grande, aqueça o leite de coco, sal e os vegetais moídos. Deixe ferver.
Adicione o arroz, cubra e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Adicione 1 xícara de água, tampe e continue cozinhando em fogo baixo por mais 10 minutos.
Adicione ao arroz os vegetais fatiados, os filés de peixe cortados em pedaços, os camarões e mexa suavemente. Tampe e cozinhe mais 10 minutos, até que os frutos do mar estejam bem cozidos.
Sirva imediatamente.

BACALHAU TROIS SAVEUR

INGREDIENTES: 01 posta de lombo de bacalhau dessalgado, sem pele e sem espinhas (+_200gr); 1/2 pimentão vermelho ou amarelo pequeno sem pele e sem semente; ½ cebola média cortada em rodelas, 01 cebola pequena ralada; 04 tomates cereja cortados ao meio; 06 colheres de azeite Carbonell; Pimenta do reino branca moída na hora; ¼ colher de sopa de gengibre ralado; ¼ de xícara de vinho branco seco; Sal se for necessário; 01 ovo cozido cortado em 04 gomos; 01 dente de alho espremido; 04 azeitonas pretas grandes; 01 ramo de tomilho bem picado; 02 ramos de salsa bem picados; 04 tiras de ciboulette.

MODO DE PREPARO: Dourar o alho e a cebola ralada em 01 colher de azeite de oliva. Acrescente o tomate cereja cortado, o tomilho, a salsa e refogue por alguns minutos. Junte o gengibre e a pimenta do reino. Acrescente o vinho. Reserve mantendo quente. Cozinhe o bacalhau em água com leite (metade de cada um) por pouco tempo. Seque-o. Doure o bacalhau no azeite. Reserve mantendo-o quente. Asse o pimentão e a cebola, cortada em rodelas, regados em um pouco de azeite. O pimentão após assado estará pronto para retirar a pele (verificar na montagem do prato a forma indicada para o corte do pimentão para não cortá-lo de forma incorreta). Reserve quente.

CANAPÉS DE BATATA

INGREDIENTES: 01 batata média; 02 fatias de mussarela; 50gr de tomate seco sem caldo.

MODO DE PREPARO: Cozinhe a batata (deixando al dente); Fatie-a em espessura não muito fina-(da espessura de um pão para canapé); Sobre cada fatia de batata coloque fatia de mussarela e o tomate seco

ARROZ COM BRÓCOLIS

INGREDIENTES: 01 porção de arroz pronto, 06 flores de brócolis

MODO DE PREPARO: Cozinhe o brócolis (somente as flores), no vapor. Pique as flores bem miudinhas; Misture no arroz já pronto Corrija o tempero

MONTAGEM DO PRATO: Corte o pimentão em 4 tiras acertando as pontas para que fiquem pontiagudas. Após este processo monte no prato com as pontas finas para fora imitando uma estrela No centro desta montagem coloque as rodelas da cebola. Sobre a mesma coloque a posta de bacalhau. Parta o ovo e 4 gomos. Sobre cada tira do pimentão coloque um gomo de ovo. Decore com os ramos de ciboulette lateralmente e com as azeitonas pretas. Sobre o bacalhau derrame o preparado de tomate, cebola, alho e gengibre. Ao lado do bacalhau coloque os canapés de batata e o arroz com brócolis.


CREME DE FRUTOS DO MAR

INGREDIENTES (Para 6 pessoas)

250 ml de creme de leite fresco, camarões, polvo e lulas - 1 kg, 5 alhos poró só a parte branca, 2 cenouras grandes, 2 cebolas grandes, 1 raminho de funcho, 1 ramo de aipo, 3 tomates, 1 colher de sobremesa de concentrado de tomate, 150ml de azeite, 1 cálice de brandy, sal, pimenta do reino, 300ml de caldo de peixe + ou -

MODO DE PREPARO: Leve uma frigideira ao fogo e aqueça o azeite.

Junte de uma só vez todas as verduras, descascadas e picadas finamente. Deixe refogar por uns minutos em fogo alto, com cuidado para não queimar. Junte os tomates cortados e o concentrado de tomate, continuando a refogar até ganhar cor. Acrescente os frutos do mar cortados em pedaços e salteie durante 5 minutos. Regue com o brandy e flambe. Regue com o caldo de peixe e deixe cozinhar até os legumes ficarem al dentes. Retire do fogo e tempere com sal e pimenta.
Triture e passe pelo passador. Volte a colocar o caldo de frutos do mar ao fogo, incorpore o creme de leite, dê-lhe uma fervura e corrija os temperos, se necessário.
Sirva o creme decorado com pequenos pedaços de frutos do mar ou com um fiozinho de creme de leite.


PAELLA MISTA

INGREDIENTES:
1 kg de arroz, sem lavar, 2 l de água (em geral, o dobro de arroz em litros), 250 g de lulas limpas, 200 g de mariscos com casca, 200 ml de azeite de oliva Musa, 500 g de camarões grandes, com casca, 400 g de frango, cortado em pedaços médios, 100 g de vagem-macarrão, sem as pontas e cortadas ao meio, 2 tomates maduros e picados
1 colher (sopa) de páprica doce, 2 dentes de alho e 2 ramos de salsinha picados e misturados com óleo de oliva
250 g de camarões pequenos, descascados, 1 colher (sopa) de corante alimentar, 2 colheres(sopa) de açafrão
2 pimentões (um vermelho e outro verde), assados sem pele e sementes cortados em tiras, sal a gosto,
800gr de peixe em posta * Reserve alguns camarões grandes, mariscos e pimentões para decorar.

MODO DE PREPARO: Corte as lulas em rodelas e reserve. Reserve também os tentáculos. Lave muito bem os mariscos. Numa paellera, aqueça o óleo de oliva, junte os camarões-rosa, polvilhados com sal, e deixe dourar. Retire-os e reserve-os para a decoração. A seguir, junte, em fogo médio, o frango já temperado com sal e refogue até dourar. Acrescente a vagem, o tomate, a páprica e o óleo com a salsinha e o alho. Misture e adicione as lulas e os camarões pequenos. Refogue por 10 minutos, incorpore a água, corrija o sal e deixe cozinhar por 20 minutos, em fogo alto, a partir do momento da ebulição. Baixe o fogo para médio, acrescente o corante e o açafrão. Misture e, depois, junte o arroz, espalhando-o em formato de cruz, sem mexer. Coloque os pimentões e os mariscos, reservando alguns para a decoração. Conserve no fogo até o arroz ficar cozido. Deixe a paella descansar por 5 minutos, fora do fogo. A seguir, decore-a com os pescados e sirva imediatamente.

2 comentários: