10 mandamentos do prato bonito e sofisticado

“Plating” é o termo usado em inglês para descrever as técnicas de organizar e estilizar a comida no prato.
Compilamos uma lista de “10 Mandamentos do Plating”, para você imprimir e colocar em sua geladeira. Siga a lista e temos certeza que a chance de você errar na apresentação de seu prato diminuirá bastante.
Nos próximos artigos vamos postar fotos que exemplificam cada um desses “mandamentos”.
PRATOS GRANDES
Você precisa de uma grande “tela” para mostrar sua obra-prima. Tenha sempre pratos grandes e brancos com você. Importante: o prato tem que ser proporcionalmente grande à comida que será servida. Se você está, por exemplo, servindo uma sopa bem pequena, não precisa exagerar e colocá-la em um recipiente de 5 litros.
PEQUENAS PORÇÕES
Quanto menor a porção, mais fácil brincar com ela. Essa é uma das razões para os lindos pratos dos grandes restaurantes serem pequenos. A outra razão é que não você não conseguiria comer os pratos da alta gastronomia da mesma forma que você come arroz e feijão. Eles funcionam bem quando são pequenos.
POSICIONAR OS INGREDIENTES
Quando o prato é composto de vários ingredientes, a melhor e mais tradicional forma de compor é usar o relógio como base. Coloque o carboidrato/molho às 10 horas, proteínas às 6 horas e vegetais   às 2 horas.
ELEVAÇÃO
Coloque o carboidrato no prato e por cima dele fatias de proteína, formando uma pirâmide bem justinha. Cuidado para não exagerar na dose.
PRATOS NEUTROS
Use pratos com cores neutras (preferencialmente brancos). Se você realmente quer usar um prato com desenhos, prefira aqueles que ficam discretamente nas bordas.
CORTADORES E MOLDES PARA BISCOITO
São ótimas ferramentas para dar forma para camadas de alimentos. Em geral, quanto mais fina a camada, mais bonito o resultado final.
SEJA UM ARTISTA
Ok, talvez você não tenha jeito para artista. Mas use as ferramentas deles para desenhar seu prato. Use pincéis e bisnagas para distribuir molhos. Isso facilita atingir um detalhe bem importante, que é deixar o prato limpo e organizado.
REPETIÇÃO
Como você verá em vários quadros, repetição é uma forma esperta de criar uma figura. Lembra da Marilyn Monroe do Andy Warhol? Você pode, por exemplo, colocar 3 pedaços de carne lado a lado e usar diferentes tipos de molho ou enfeites sobre cada um deles para criar um visual bem interessante.
ENFEITES
Usar pequenos enfeites para reforçar o visual do prato pode ser bem legal. Mas não exagere, seja sofisticado! Como os enfeites são comestíveis, tenha certeza que eles combinam com os ingredientes e com o sabor do prato.